Um belo dia uma amiga minha me envia uma reportagem na qual uma mulher negra era obrigada a limpar o chão, o qual sua filha anteriormente tinha sujado, pois teve um problema com o calor ao algo do tipo e por isso passou mal. Logo a baixo da reportagem enviada tinha uma comentário da minha amiga no qual estava escrito: "Mas
talvez você seja do grupo dos que bradam: “Ah, mas vocês veem racismo
em tudo! ", posteriormente eu descobri que era um pedaço da matéria transcrito. Porém ainda assim fiquei por muito tempo fiquei pensando se eu realmente sou do tipo que vê preconceito em tudo.
Como todas essas notícias ocorrem na internet o que poderia ser melhor para entendermos o reação popular do que ler os comentários? Alguns são bem reticentes ao meu pensamentos porém outros surgem com frases como "Exagero falar isso", sobre a mulher que foi obrigada a limpar.
Para entendermos o preconceito existente em nossa cabeças faremos um exercício de imaginação. Imagine um homem branco de meia idade entrando numa loja trajando sua camisa social passada e sua calça jeans desbotada, mas nova. Agora imagina ainda ele trazendo sua filha de olhos claros que por causa do calor passa mal e vomita. Imagina ainda esse senhor de meia idade limpando o chão, sendo que todas as lojas de um shopping podem pedir auxilio do pessoal da limpeza a todo momento. Achou estranho um pai passeando com a filha? achou estranho ela vomitar? Achou entranho um homem limpando um chão ? Então porque uma mãe, sendo ela negra ou não, teria a obrigação de limpar o chão? Agora vamos adicionar novos dados a essa história. Funcionários de shopping normalmente são jovens de classe média ou baixa e que ganham salário mínimo com abonos. Por muitas vezes são humilhados por seus patrões que querem lucro. Quando funcionários pedem que uma mulher negra limpe o chão eles lembram que seu patrão não quer sujeira, quer o chão limpo para aquele clientes que entram na loja para comprar, nisso percebemos que não são apenas as pessoas que são preconceituosas, na verdade nós vivemos em um sistema preconceituoso.
E impossível imaginar um homem branco bem vestido limpando o chão de uma loja, inclusive para mim. E do mesmo jeito que não seria justo para ele, não é justo para essa mulher. Sua filha não causou danos à loja, sua filha passou mal e passar mal ainda não é crime com punição. É uma atitude do cotidiano e como tal deve ser vista com naturalidade. O preconceito começa quando escolhemos quem são os clientes bons para comprar e quem são os clientes bons para limpar, pois um cliente que limpa jamais voltará a essa loja.
O sistema hoje quer escolher quem são os inocentes e os culpados em situações iguais, e aí que começam os preconceitos as diferenciações e a tristeza da superioridade que vem com o dinheiro. Hoje o caso dessa mulher não está solucionado, e a loja deu brindes para a mulher pelo constrangimento, porém imagine o que pensa essa mulher toda vez que ela ver seus singelos brindes dados pela loja que a humilhou, loja que pensa que seus produtos pagam a dignidade subtraída dessa mulher no fatídico dia que ela teve que se ajoelhar e limpar uma loja.
<3 Amor <3
ResponderExcluirSomos todos hipócritas, que mascaram o preconceitos com preferencias e fingem quem não tem nada de errado, não tem nada fora do lugar.
ResponderExcluir